Conheça a Origem e História da Odontologia
A história da odontologia é bem antiga. Há séculos, a função do cirurgião dentista é promover a saúde bucal e propiciar os devidos cuidados com os dentes, a fim de livrar o ser humano da dor.
A odontologia surgiu, a princípio, como “arte dentária”, pois, entre os mamíferos carnívoros, a perda dos dentes era um dos principais motivos de morte. Com o passar dos anos, a odontologia evoluiu e se tornou uma ciência da saúde. A história da odontologia, certamente, acompanha a evolução da civilização e representa um marco fascinante.
Se você quer saber mais sobre essa profissão e conhecer fatos interessantes da sua trajetória até os dias de hoje, nós, da Clínica Padilha, Consultório Odontológico em Vitória – ES, mostraremos, neste post, como essa profissão é bonita e busca promover o bem-estar das pessoas por meio do sorriso.
Surgimento da Odontologia o Começo de Tudo
Para falarmos do Dia do Dentista precisamos, primeiramente, conhecer mais sobre o seu surgimento.
A odontologia que conhecemos hoje em dia levou muitos séculos para ser aperfeiçoada. Como já mencionado, o surgimento da história da odontologia se dá pela necessidade que os povos antigos tinham de acabar com as dores de dente.
Segundo historiadores, nas civilizações mais antigas, encontraram-se ferramentas, manuscritos e achados arqueológicos comprobatórios de que os seres humanos de partes diversas do mundo já estudavam formas de extrair os dentes.
A história da odontologia comprova que, em 1363, mais precisamente, durante a Idade Média, foi utilizado, pela primeira vez, o termo “dentista”, que remetia ao profissional que extraía os dentes.
Somente entre o final dos anos 1500 e 1700, as ferramentas e os equipamentos de extração começaram a se tornar mais sofisticados. A partir disso, surgiram novas técnicas.
Até 1700, os consultórios odontológicos eram em praças públicas e, somente em 1810, vieram as primeiras cadeiras confortáveis de dentista, nos Estados Unidos da América.
Elas possuíam uma bandeja acoplada para auxiliar no trabalho. A partir de então, a história da odontologia teve desenrolares mais amplos e houve novas adaptações, a fim de deixar os espaços mais confortáveis e práticos.
A anestesia, por sua vez, começou a ser utilizada na história da odontologia somente nas décadas finais de 1800. Por volta do século XX, ela deixou de ser utilizada somente para curar as dores de dente e passou a ser vista como um recurso nos procedimentos de prevenção .
A história da odontologia, nos dias atuais, remete à ideia de prevenção e correção. Essa profissão visa evitar o surgimento de doenças bucais, como cáries, gengivite, entre outras.
História da odontologia no Brasil
A história da odontologia no Brasil não é muito diferente se comparada ao restante do mundo. Com a Colonização, os portugueses trouxeram, ao país, barbeiros para cuidar dos dentes dos indígenas.
Posteriormente, com a vinda da família real para o Brasil, chegou o cirurgião-mor do exército, para controlar o real exercício das funções dos barbeiros e provar suas habilidades.
Em 1820, o francês Eugênio Frederico Guertin chega oficialmente ao país para exercer a função de dentista. Vinte anos depois, chegaram os dentistas americanos.
O Dia do Dentista é comemorado em 25 de outubro, pois foi nessa data, no ano de 1840, que surgiu o primeiro curso de Odontologia no Brasil, ligado à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Em 1911, o curso de odontologia se separou da Faculdade de Medicina e a formação de cirurgião dentista passou a ter quatro anos. A primeira turma se formou, especialmente, em 1951.
Nos dias atuais, a história da odontologia brasileira refere-se a uma profissão bem desenvolvida, que acompanha os avanços tecnológicos mundiais para promover uma saúde bucal de qualidade.
Aperfeiçoamento da Odontologia
Como visto, com o passar dos anos, a odontologia foi se aperfeiçoando e, nos dias de hoje, é fundamentada em ser, sobretudo, preventiva, atuando na aplicação de tratamentos atuais para curar doenças periodontais e higienizar a região bucal.
Portanto, o Dia do Dentista é importante, pois mostra como a função desse profissional é elementar para a humanidade. O dentista, decerto, tem um papel social relevante, uma vez que previne e elimina, da vida dos indivíduos, a dor de dente.
Atualmente, os dentistas sabem que a falta de cuidados com a higiene bucal pode ocasionar sérios problemas, que não atingem somente os dentes, mas o corpo do ser humano como um todo.
Agora que você já conhece mais sobre a história da odontologia e sobre a sua função, acesse o nosso site e agende uma avaliação para cuidar do seu sorriso.
O Consultório Odontológico em Vitória – ES, Clínica Padilha, está à disposição para te atender com equipamentos de ponta e profissionais qualificados.