O que é apneia do sono?
Quando o assunto é dormir, o sinônimo é descansar o corpo e mente. Contudo, muitas pessoas não conseguem relaxar e enfrentam noites turbulentas, devido à apneia do sono. O indivíduo acaba acordando cansado, sem disposição e diminui a qualidade de vida. Além disso, pode causar problemas de saúde no futuro, por isso, é necessário um tratamento.
A apneia do sono é um distúrbio no qual a pessoa tem a respiração interrompida durante algumas vezes enquanto está dormindo a noite. Em determinadas situações a pessoa nem percebe que sofre desse problema e ainda pode originar outras doenças. Acontece que quando nesses momentos em que a pessoa para de respirar ocorre uma diminuição de oxigenação no sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos acelerem e haja uma contração dos vasos sanguíneos.
Tudo isso devido à apneia do sono pode causar e contribuir com uma arritmia cardíaca e também com quadros de hipertensão arterial. Ainda por cima, pode ser um fator para o aparecimento de diabete tipo 2.
Mas afinal, quais são os sintomas da apneia do sono? Existem alguns, mas um bastante comum é o ronco, que é causa de incômodo com o parceiro da pessoa. O ronco muitas das vezes é o motivo que leva o indivíduo a procurar o médico e não necessariamente pelas pausas causadas durante o sono. No entanto, esse não é o único indicador, ele também pode ser descoberto durante uma visita ao dentista, que pode descobrir em meio aos tratamentos bucais.
Os sintomas que aparecem podem ser notados durante uma noite de sono. Que pode ser engasgos enquanto a pessoa dorme, sensação de sufocamento, um sono muito agitado, uma sonolência e um falta de disposição ao longo do dia, humor alterado devido ao cansaço, uma respiração ofegante e uma dor de cabeça logo na parte da manhã. Esses são os pontos que devem ser notados pela pessoa ou cônjuge e deve ligar o alerta para o tratamento.
Cada problema tem suas causas e não é diferente com a apneia do sono. Um deles é a obesidade, o excesso de peso pode provocar isso, o uso em abundância de álcool, ele pode ser causado por tabagismo também. Ainda pelo o uso constante de remédios calmantes para dormir, dormir de barriga para cima, amígdalas ou adenóides grandes; e problemas na anatomia do maxilar: quando ele é encurtado pode fazer com que a língua seja “jogada” para trás, obstruindo a garganta e dificultando a respiração.
Como o Dentista Pode Ajudar a Tratar Esse Distúrbio do Sono?
O descobrimento desse distúrbio muitas vezes é por acaso, mas a apneia do sono tem um tratamento muito profissional. Para diagnosticar é feito uma polissonografia, já que muitos procuram um especialista por conta do ronco ou sono agitado e esse exame monitora o sono.
Mas existe uma coisa que poucos sabem é que esse diagnóstico odontológico pode ser feito em uma clínica de estética dental, a Clínica Padilha pode auxiliar nesse processo e indicar os tratamentos bucais necessários. Porque muitas vezes quando aparece algum problema relacionado ao sono e pode ser solucionado por um dentista, pensa-se logo no bruxismo. Contudo, em casos mais leves o tratamento também pode ser conduzido por esse profissional.
Logo após a avaliação, o dentista pode indicar alguns tratamentos bucais como o uso do aparelho intraoral (AIO), é uma peça de silicone que age como reposicionador anterior da mandíbula. É como que o dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição ou da língua para aumentar o espaço de fluxo de ar para o paciente respirar da melhor forma. Ele trabalha combatendo as interrupções respiratórias e pode até eliminar o ronco de alguns pacientes, desta forma, conseguindo ter uma noite de sono com qualidade.
Além da eliminação desses problemas, a vantagem é que o aparelho é removível, muito fácil de ser levado nas viagens e adaptável, permitindo o paciente dormir de forma tranquila. Outro fator importante pode ser a obesidade, e a orientação é que o indivíduo mude a alimentação, auxiliando na perda de peso e favorecendo uma noite de sono e o desaparecimento da apneia do sono.
Qual é o Profissional Mais Indicado Para Cuidar da Apneia do Sono?
Quando surge o problema muitos confundem com ronco ou qualquer outra coisa. Com isso, é necessário procurar um especialista, muitas das vezes pode ser caso de tratamentos bucais e já resolver os problemas.
A medicina do sono foi reconhecida como uma área de atuação válida no Brasil em agosto de 2011. A resolução n.º 1973/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que oficializou a criação da especialização em medicina do sono, é resultado de uma parceria entre a instituição, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).
Assim, para atuar na área de sono, no tratamento de ronco e da apneia do sono, você deve procurar uma clínica de estética dental e a Clínica Padilha é o local ideal para isso. O profissional deve ter um título de especialista da AMB em algumas áreas, como: otorrinolaringologia. Neurologia, Psiquiatria, Pneumologia, Clínica Médica e Pediatria.
Os exames para obtenção do certificado em medicina do sono, possibilita atuar como especialista em ronco e apneia do sono. Considerando a medicina como área de atuação da otorrinolaringologia, que é um dos profissionais que é capaz de cuidar dos distúrbios do sono, como a apneia do sono.
Quais São os Distúrbios do Sono que Mais Aparecem?
Os problemas podem aparecer ao longo da vida, com uma abordagem odontológica para seu tratamento associados aos sistemas respiratório e mastigatório. Desta forma, existem alguns exemplos: o Ronco, Síndrome da apneia do sono e Bruxismo.
O ronco é um ruído produzido pela restrição de fluxo de ar durante o sono. Assim, enfraquece os músculos da língua e impede a passagem do oxigênio. Com isso, a força praticada para o oxigênio passe pelos músculos da língua e garganta, provocando uma vibração, o famoso ronco. No entanto, há situações em que a causa pode ser patológica.
A apneia do sono é uma síndrome, é como se a pessoa “perdesse o fôlego”. É uma patologia caracterizada por uma parada respiratória de cerca de 10 segundos em adultos e três em crianças durante o sono. Ela acontece com o relaxamento dos músculos da língua e da garganta, bloqueando a passagem do oxigênio. Ela também acontece quando o sono está profundo e os músculos relaxados.
Quando a pessoa volta a dormir, é normal voltar a fase inicial do sono, quebrando a permanência satisfatória do sono. O que pode prejudicar a saúde, já que essa etapa traz muitos benefícios.
O bruxismo é caracterizado por apertar os dentes durante o sono. Ele é realizado de forma inconsciente por contrações rítmicas dos músculos da mandíbula. As causas desse problema podem ser: tensão, ansiedade, estresse ou ainda fatores genéticos. Causando um amolecimento dos dentes, problemas ósseos, gengivais e na articulação temporomandibular.
Esse problema tem tratamentos bucais, na clínica de estética dental, Clínica Padilha você pode encontrar a solução ideal para a apneia do sono e outros problemas bucais! Além disso, somos especialistas em estética dental, como lentes de contato dental e ortodontia. Entre em contato e agende sua consulta.