Sobre o Tratamento

A Endodontia é uma das especialidades encontradas no Consultório Odontológico Padilha Estética Dental, responsável em cuidar e prevenir de infecções e inflamações dos tecidos internos do dente (tecidos pulpares).

De maneira geral, o objetivo dessa especialidade, conhecida popularmente como tratamento de canal é remover a polpa inflamada ou mortificada, a fim de realizar a limpeza e desinfecção do canal e a obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço vazio ocupado anteriormente pela polpa dentária.

A endodontia, além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente em boca, também evita complicações e em conjunto com a posterior reconstrução, devolvendo ao dente sua função mastigatória.

Como Funciona

O tratamento de endodontia em nosso consultório odontológico em Vitória – ES é realizado por meio de etapas. O procedimento é feito na parte interna do dente, ou seja, no canal.

Trata-se da extração da polpa, também chamada de tecido mole, que tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, dependendo do estágio que a inflamação se encontra.

Após a remoção do tecido, o dentista em Vitória – ES preenche o canal com a obturação, que funciona como uma placa que irá proteger a abertura feita de outras infecções e bactérias, a fim de manter a funcionalidade e estética do dente.

Após a finalização do tratamento endodôntico, a restauração provisória é removida e a cavidade pulpar e os canais são preenchidos permanentemente, para então realizar uma restauração definitiva, de modo a readquirir a aparência natural do dente.

Esse tipo de tratamento é indicado para pacientes que apresentem casos de cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente. Além da dor e da sensação incômoda, com o tratamento você evita maiores prejuízos que possam comprometer a saúde bucal.

Tais problemas podem envolver um abscesso, que é o acúmulo de pus na cavidade da gengiva e que pode ocasionar mais dor e lesões ainda mais profunda. Ou até mesmo a perda total do dente, febre e inchaço também são algumas das reações para quem não realiza o tratamento.

Sinais &
Sintomas

– Dor ou inchaço na parte superior da boca (maxila) ou mandíbula, bolhas de pus ou sangue ao redor do dente inflamado
– Trauma (quando acontece algum acidente e o mesmo bate no dente) ou dentes escurecidos podem ser sinais de infecção