Saiba tudo sobre a extração do dente do siso
Há muitos mitos e verdades sobre a extração dos dentes do siso, esses molares são os últimos da arcada dentária adulta a nascerem, e por conta disso nem sempre há espaço para eles. Temos 4 desses dentes, 2 na arcada superior e 2 na arcada inferior, os dentes sisos costumam nasce entre os 16 e 21 anos, tendo um nascimento tardio em relação aos outros dentes.
Por conta do nascimento tardio, muitas vezes há pouco ou nenhum espaço para que eles se desenvolvam na boca, assim gerando sintomas como dor, inchaço ou desconforto.
Por isso, caso seja diagnosticado na clínica odontológica no ES pelos exames de raio X que esses dentes estão nascendo em posição inadequada e que será prejudicial para os demais dentes da arcada dentária, ou que eles estão causando sintomas no paciente, o mais indicado é fazer a extração do dente siso.
Mesmo quando esses dentes têm espaço para nascer, muitas vezes eles ficam mal posicionados, assim machucando a região do fundo da boca e também causando dificuldade para realizar a higienização, assim podendo causar infecções por conta do acúmulo de bactérias.
Para saber se é necessário fazer a extração do dente siso é importante fazer uma consulta na clínica odontológica no ES, assim o dentista dirá se os sintomas como dor de dente, dificuldade na mordida, desconforto, entre outros, estão associados ao nascimento dos dentes sisos.
Uma dica valiosa é que jovens entre 15 e 18 anos façam uma visita a clínica odontológica no ES mesmo se não apresentarem sintomas, pois caso seja identificado previamente que o nascimento desses dentes irá prejudicar a arcada dentária, o dentista irá indicar a extração.
Nos casos em que a extração do dente siso é feita de maneira preventiva ainda na adolescência, há uma maior facilidade, pois, nesses casos esse dente ainda não está com sua raiz calcificada com o osso do dente. A visita preventiva a clínica odontológica no ES também conseguirá identificar casos em que não há a necessidade da extração ou até mesmo pessoas que nascem sem esses dentes.
Como é feita a extração do dente siso
Se na visita a clínica odontológica foi indicado pelo dentista a extração do dente siso, não precisa ficar nervoso, se trata de uma cirurgia simples, como para a extração de qualquer outro dente.
Para entender como é feita a extração do dente siso, é preciso saber que o tempo da cirurgia pode variar de acordo com o posicionamento do dente na arcada dentária, na maioria das vezes durando cerca de 30 minutos, podendo se estender por um prazo maior de acordo com a complexibilidade da posição do dente.
Para que a cirurgia seja feita é aplicada uma anestesia local, após a anestesia começa-se a extração do dente siso, quando finalizada a remoção por completo, o dentista da clínica odontológica no ES realiza uma sutura na região. Nesse procedimento, a parte considerada mais complicada é o pós-operatório, pois dependerá que o paciente siga os cuidados indicados pelo dentista à risca.
Pós-operatório da extração de dente siso
Na fase de pós-operatório é normal sentir dor ou inchaço principalmente nos primeiros dias, mas caso esses sintomas se estendam por mais dias, ou surjam sintomas como febre ou sangramento é necessário retornar a clínica odontológica no ES para uma avaliação do dentista.
Para que essas complicações não ocorram, é importante que o paciente siga as orientações do dentista, como tomar de maneira correta os remédios indicados, escovar a região operada com uma escova de dente macia, fazer a utilização de fio dental, usar um cotonete molhado em enxaguante bucal sem álcool para limpar o local.
Em relação a alimentação na fase pós-operatória, o paciente deve optar nos primeiros dias por alimentos pastosos, e esses não podem estar quentes, pois comidas quentes podem remover o coágulo da cavidade e causar infecções. Para os primeiros dias, alimentos líquidos ou pastosos em temperatura ambiente ou gelados, como sorvetes, por exemplo, podem ajudar na recuperação aliviando o inchaço.
Além de mudar os hábitos alimentares nos primeiros dias após a extração do dente siso, o paciente deve fazer a utilização de compressa de gelo nas bochechas para aliviar o inchaço e a dor. Não é permitido que pacientes no pós-operatório fumem ou ingiram bebidas alcoólicas, pois como o cigarro é quente, prejudica a recuperação e podem causar hemorragias, já as bebidas alcoólicas prejudicam a cicatrização do local.
Uma semana após a cirurgia o paciente deve retornar a clínica odontológica no ES para retirar os pontos e verificar se a recuperação aconteceu sem complicações. Caso siga corretamente todas as indicações do dentista da clínica odontológica no ES, o tempo de recuperação após a cirurgia de extração do dente siso será rápido e tranquilo, sem demais complicações, dores ou inchaços.