Entenda os Riscos do Clareamento Dental Caseiro sem Acompanhamento

A escolha por um clareamento dental vem sendo feita por muitos indivíduos que estão em busca de um sorriso bonito e branquinho, afinal de contas, o sorriso pode ser considerado um cartão de visitas. 

Porém muitas pessoas que desejam ter um sorriso saudável e branco, não estão aptas a custear o valor do procedimento de clareamento dental em um consultório odontológico em Vitória – ES, por isso a medida que alguns produtos se tornaram mais comum no mercado e se espalham pela internet, muitos pacientes preferem se arriscar e empregar técnicas de clareamento dental caseiro sem o devido acompanhamento odontológico.

O clareamento dental caseiro pode ter feito maravilhas no sorriso de algum conhecido, mas ele não pode surtir o mesmo efeito em sua arcada dentária, e ainda pode prejudicar o esmalte dos dentes e trazer outros problemas para a saúde bucal.

O clareamento caseiro vai do bicarbonato de sódio ao carvão nos dentes, essas técnicas são variadas e podem trazer sérios riscos estéticos e funcionais, pois apesar de ser econômico o clareamento dental caseiro acaba provocando mais gastos no futuro.

Portanto, o acompanhamento odontológico é essencial para prescrever o tratamento correto, a fim de receber orientação para evitar sofrer riscos.

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento que visa restaurar os dentes amarelados ou manchados, bem como a saúde bucal do paciente. Por isso é um tratamento que deve ser realizado em um Consultório Odontológico em Vitória – ES, com acompanhamento de profissionais especializados para garantir que o paciente alcance o resultado almejado e tenha um sorriso saudável.

Quais são os Riscos do Clareamento Dental Caseiro?

Existem vários tipos de clareamento dental caseiro, porém, nenhum proporciona um resultado significativo. Esses métodos apenas colocam a saúde da sua boca em risco, por isso conheça a seguir os principais riscos:

Surgimento de manchas

Normalmente, após o clareamento dental o dentista orienta o paciente a seguir uma dieta específica, evitando o consumo de determinados alimentos por um período para não manchar os dentes, como por exemplo: café, vinho, molho de tomate e produtos que contenham corantes.

Quando o paciente realiza o clareamento dental caseiro sem a devida orientação do dentista, os dentes ficam suscetíveis a ganhar novas manchas, revertendo o efeito esperado do clareamento. 

Pulpite

A pulpite é considerada uma das piores consequências do clareamento dental caseiro, pois trata-se de uma inflamação na polpa do dente. Nessa região encontram-se os vasos sanguíneos e nervos ocasionando uma dor intensa no local que pode resultar na morte de todo esse tecido.

Além disso, se a polpa do dente encontrar-se exposta à saliva, pode ocorrer um crescimento acentuado do tecido gengival.

Sangramentos gengivais

Definitivamente um dos riscos de fazer o uso inadequado de clareamento dental, em  pacientes que possuem gengivas sensíveis é que elas podem sofrer uma inflamação, ocasionando sangramentos. 

Desse modo, o ideal é que pacientes que possuem sensibilidade bucal busquem por um Consultório Odontológico em Vitória – ES para realizar o tratamento a fim de evitar sofrer com o problema gengival e obter dentes mais brancos.

Aumento da sensibilidade dos dentes

Normalmente o clareamento dental possui substâncias clareadoras que costumam ter um efeito abrasivo que desgasta a camada de esmalte dos dentes, provocando uma maior exposição da dentina. 

Quando o paciente opta pelo clareamento dental caseiro, sem o devido acompanhamento odontológico, não é possível ter o controle do efeito abrasivo, resultando em uma maior exposição da dentina, e aumentando assim a sensibilidade dos dentes ao consumir alimentos frios, quentes e doces.

Queimaduras

O que muitos indivíduos não sabem é que sem o devido controle rígido da concentração da substância aplicada, o clareamento dental caseiro pode causar queimaduras na cavidade oral, bem como nos lábios, gengiva, língua e todo o interior da boca, além de ficar mais suscetível a sensibilidade.

Seu estômago também é um alvo

Outro risco que muitos desconhecem ao fazerem o uso de clareamento dental caseiro é que essas substâncias podem fazer mal para o estômago do indivíduo. Isso, porque ao obter o excesso de substâncias clareadoras, a consequência disso varia de desconfortos estomacais, surgimento de gastrite e úlceras.

Por que é Fundamental o Acompanhamento em um Consultório Odontológico em Vitória – ES?

Como já mencionado, para evitar sofrer com os riscos do clareamento dental caseiro é preciso contar com a ajuda de um  profissional apto para realizar o procedimento corretamente.

O dentista tem uma formação acadêmica na área, e tende a executar as melhores técnicas de clareamento dental de acordo a necessidade de cada caso.

Agora que você já sabe que o clareamento dental não pode ser feito sem orientação do  dentista, não arrisque e agende sua consulta no consultório odontológico em Vitória -ES.