Profilaxia: qual a importância de se realizar a limpeza dentária?

Desde criança é muito comum ouvirmos dos nossos pais que é preciso ter hábitos saudáveis, e cuidados com a nossa saúde. Mas, quando chegamos à vida adulta, mesmo após ter recebido várias recomendações para cuidar da saúde bucal, de forma preventiva acabamos deixando de inserir essas consultas na nossa rotina.

Sendo assim, visitar o dentista é um hábito que muitas pessoas não possuem e acabam deixando para procurar por um profissional quando se deparam com algo que as deixa desconfortáveis. Mas hoje, por conta dos novos hábitos de alimentação e vida agitada se tem, tem-se como nunca a necessidade de visitar o seu dentista periodicamente a fim de buscar cuidar e manter a saúde bucal em dia, além de é claro evitar que haja problemas odontológicos que possam se agravar com a falta de uma boa higienização.

Desse modo, assim como realizamos os check-ups médicos regulares, é necessário que você também entenda a importância de frequentar regularmente uma Clínica de dentista em Vitória (ES). Por isso, recomendamos que você se mantenha atento e continue realizando a leitura deste artigo, pois iremos explicar tudo sobre a limpeza dentária.

O que é profilaxia?

Quando falamos em profilaxia, estamos falando sobre a limpeza dentária que é um procedimento realizado em consultório odontológico, ou seja, se trata da higienização da boca que é feito pelo dentista, que é um profissional especializado que utiliza técnicas e materiais adequados para o tratamento.

A limpeza dentária tem a finalidade de prevenir e tratar muitos problemas bucais que podem ocorrer com a falta de uma boa higienização, pois, mesmo as pessoas que mantém a limpeza adequada da boca com uma correta escovação, utilizando diariamente o fio dental e enxaguantes bucais, é comum haver o aparecimento de doenças periodontais, como placas bacterianas, tártaros e cáries que comprometem e são empecilhos para que você tenha uma boca saudável.

Qual a importância de realizar a limpeza dentária periodicamente?

É muito importante que haja a realização da limpeza dentária periodicamente, pois além de ter a função de evitar com que haja o desenvolvimento de outros problemas bucais, como a periodontite, gengivite, ou até mesmo a necessidade de realizar procedimentos mais sérios como canal, ou a extração de um ou mais dentes.

É preciso manter uma boca saudável, pois o aparecimento de placa bacteriana evolui para o surgimento de tártaro e assim acaba dificultando que haja a higienização diária dos dentes, de forma que se torne um agravante para o acúmulo de impurezas que podem comprometer e prejudicar tanto a sua boca, quanto, inclusive, a saúde do coração.

Isso mesmo, não realizar limpeza dentária pode gerar riscos de problemas no coração, pois, alguns problemas bucais como a gengivite pode liberar células inflamatórias que é capaz de estreitar as artérias coronárias e assim acaba contribuindo com a formação de gordura na corrente sanguínea, de maneira que aumente consideravelmente as chances do paciente desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC ou até mesmo um infarto.

Por isso, é preciso que você realize consultas periódicas ao dentista para buscar manter um diagnóstico de prevenção com sua saúde bucal, além de impedir que haja o aparecimento de manchas, tártaro, placa bacteriana e prevenção de dores em seus dentes.

Sempre procure realizar uma higienização diária e a limpeza dentária em um consultório odontológico como a Clínica Padilha, pois é a melhor maneira de conseguir evitar que haja o surgimento de doenças que são causadas por bactérias e falta de cuidados com a sua boca.

Como é realizada a limpeza dentária por um profissional?

A limpeza dentária é um procedimento realizado no consultório odontológico, por um profissional para que haja a remoção adequada de placa e tártaro.

A profilaxia tem a função de produzir uma prevenção mesmo em casos que já exista a higienização correta, visto que os restos de alimentos e bactérias podem se acomodar nos dentes e gengivas, de modo que cause prejuízos com a saúde bucal do paciente.

Outrossim, a limpeza dentária é um tratamento simples, que evita que ocorra o aparecimento de outros problemas; ela consiste na raspagem do tártaro e retirada de placa bacteriana e das manchas, desse modo os dentes ficam mais brancos e bonitos esteticamente.

É um procedimento rápido e confortável, o dentista em Vitória (ES) utiliza-se de equipamentos adequados como o jato de água e bicarbonato e na maioria dos casos é um tratamento indolor, mas em pessoas que possuem dentes sensíveis é preciso aplicar um anestésico para viabilizar melhor limpeza dentária, a fim de conservar adequadamente os dentes.

Recomendações de prevenção

Quando falamos sobre profilaxia, estamos falando sobre prevenção bucal. Por isso, a principal recomendação é a frequência com que se realiza a limpeza dentária.

Tal procedimento deve ter uma periodicidade mínima a cada seis meses, desse modo as visitas periódicas ao dentista em Vitória (ES) devem ocorrer duas vezes ao ano para a realização de uma limpeza.

Sendo assim, compreende-se que uma boa limpeza dentária é algo essencial para manter tanto a saúde do corpo quanto a bucal. Então, não deixe de se cuidar na melhor dentista em Vitória (ES), a Clínica Padilha, para assim conseguir ter bons resultados e um sorriso mais bonito.