Tipos de ortodontia: entenda cada uma

Você sabia que a ortodontia é uma parte da especialização dentro do ramo da odontologia?

A ortodontia tem a função de identificar a necessidade ou não do uso de aparelho para assim conseguir corrigir a posição e desalinhamento dos dentes e dos ossos da região maxilar.

Mas é muito comum que as pessoas associam o tratamento de ortodontia apenas com o uso de aparelho.

O que poucas pessoas sabem é que existem diferentes maneiras para poder cuidar do seu sorriso

Pois dentro da ortodontia existem ao menos 3 maneiras de conseguir tratar os seus dentes, que é a ortodontia preventiva, interceptiva e a corretiva. Ambas têm a função de reparar e prevenir problemas ortodônticos.

Por isso, no blog de hoje, além de entender melhor sobre essa área da odontologia, iremos falar um pouco sobre os tipos de ortodontia e as diferenças entre a ortodontia preventiva e corretiva.

 

Conheça a ortodontia e quais são os seus benefícios

Bem, como já dito anteriormente existem vários tipos de ortodontia. Sendo assim, o principal objetivo dela é realizar a correção da posição dos dentes do paciente, além de tratá-los.

Pois os dentes tortos e mal posicionados podem ser na maioria dos casos apenas um problema estético, mas em outros eles podem estar associados a algum problema relacionado com a mordida e assim acaba gerando outros problemas bucais.

Além disso, os dentes desalinhados podem ocasionar outros problemas à saúde que estão relacionados com a má mastigação, como dores de cabeça, dores da síndrome de disfunção da articulação temporomandibular (DTM), dores na região dos pescoço e ombros, além de desconforto.

Assim, a ortodontia visa atuar tanto na área estética quanto funcional para além de melhorar a sua autoestima com a harmonização do seu sorriso evite alguns sintomas e doenças futuras.

Dessa forma, a ortodontia só busca trazer diversos benefícios aos pacientes.

Portanto, procure realizar o seu tratamento com a Clínica Padilha. Pois, contamos com dentista especializado em ortodontia para melhor te atender.

O que é ortodontia preventiva?

Como o próprio nome já diz, a ortodontia preventiva tem a função de prevenir contra problemas de oclusão ou mal posicionamento dos dentes.

A ortodontia preventiva ajuda a evitar que o paciente necessite utilizar aparelho fixo no futuro ou que passe por algum procedimento cirúrgico.

O dentista especializado em ortodontia busca utilizar aparelhos móveis para manter espaço entre os dentes, por exemplo.

Ou seja, o dentista cria uma educação com a saúde bucal do paciente, de maneira que o oriente a eliminar os maus hábitos que possam causar má oclusão.

Para que isso aconteça, o ortodontista se utiliza de procedimentos clínicos que impedem a instalação de maloclusões.

Além disso, a ortodontia preventiva pode auxiliar em situações como:

  • Supervisão dos espaços para o nascimento e desenvolvimento dos dentes permanentes, em substituição aos dentes de leite;
  • Sucção de dedo ou chupeta;
  • Problemas de dicção durante a fala;
  • Problemas de respiração bucal.

O que é ortodontia corretiva?

Já a ortodontia corretiva tem a necessidade de corrigir problemas de oclusão e mal posicionamento dentário.

Esse tipo de tratamento é o mais comum entre os indivíduos, e normalmente sua correção é feita com o uso de aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, que realiza a movimentação gradativa dos dentes e dos ossos maxilares para corrigir o posicionamento e solucionar o problema de má oclusão.

Algo que vem se tornando uma sugestão muito atrativa, principalmente para adultos que sofrem com o mau posicionamento e estética bucal, é optar por utilizar os aparelhos ortodônticos transparentes, que são produzidos com uma tecnologia 3D e são feitos sob medida, oferecendo todo conforto e um melhor resultado para o paciente do que o uso dos convencionais aparelhos.

 

Qual é a melhor opção de tratamento ortodôntico?

É claro que dentre os tipos de ortodontia existentes, a mais indicada é a preventiva, pois ela auxilia evitar com que seja necessário realizar tratamentos invasivos e complexos no futuro.

Realizando visitas regulares a um dentista especializado em ortodontia, é possível obter diagnóstico precoce e preciso sobre sua saúde bucal para assim prevenir qualquer problema.

Mas é muito importante salientar que cada um dos tipos de ortodontia busca atender a uma determinada demanda, sendo assim, o profissional saberá utilizar os melhores modelos, materiais e técnicas para cada caso, de modo que não comprometa o seu bem estar.

Se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a Clínica Padilha.

Saberemos te orientar e realizar uma avaliação junto com um planejamento do tratamento mais adequado que irá corresponder à sua expectativa.