Cuidados necessários durante seu tratamento ortodôntico.

Se você está pensando em começar a realizar um tratamento ortodôntico, está lendo o blog certo!

Hoje iremos falar sobre os tipos de tratamento ortodôntico existentes e os principais cuidados que cada paciente deve ter com seu aparelho fixo, móvel ou removível. Confira!

Muitos pacientes estão em busca de um tratamento ortodôntico, pois procuram melhorar a estética bucal, ou seja, estão querendo um sorriso perfeito, com dentes alinhados e retos. Esse é o principal fator estimulante para tantas pessoas usarem aparelho.

A principal função do tratamento ortodôntico é proporcionar o posicionamento correto da mordida e uma boa mastigação ao paciente. Por causa disso, o tratamento ortodôntico pode ser desenvolvido por vários tipos de tratamento ortodôntico, ou seja, existe uma infinidade de tipos de aparelhos, como: aparelho ortodôntico metálico tradicional, cerâmico estético, de safira estético, aparelhos ortodônticos auto ligados, alinhadores invisíveis e aparelho lingual.

Quando o paciente entra em contato com o consultório odontológico em Vitória – ES e realiza uma consulta para identificar se será necessário dar início ao tratamento ortodôntico, ele se compromete em buscar ter cuidados com sua saúde bucal.

Ao iniciar o tratamento ortodôntico é preciso que o paciente escove da maneira correta os dentes, e tenha cuidados com as pecinhas que fazem parte por hora da sua boca, pois elas são as responsáveis por modificar o seu sorriso.

Quem opta pelo tratamento ortodôntico deve procurar mudar alguns hábitos para auxiliar no processo, como evitar consumir alguns alimentos que são duros e crocantes, pois eles podem quebrar os braquetes que compõe o aparelho e isso pode aumentar o tempo do tratamento ortodôntico.

Outro ponto importante, é o paciente após a colocação do aparelho ortodôntico busque ir mensalmente nas consultas. Isso só irá contribuir para que o tratamento ortodôntico tenha mais precisão.

Tipos de aparelhos ortodônticos existentes na clínica padilha.

Aparelho ortodôntico metálico tradicional

O aparelho metálico é um tratamento ortodôntico mais tradicionais, ele é composto por fios metálicos, bandas e braquetes e utiliza da força mecânica para alinhar os dentes na posição adequada.

Aparelho estético de safira ou cerâmico

O aparelho estético de cerâmica ou safira é utilizado quando o paciente sofre de más oclusões.

Esse tratamento ortodôntico melhora a estética com o alinhamento dos dentes, e a diferença entre ambos é meramente estética, e possui algumas contraindicações em tratamentos mais complexos.

O aparelho cerâmico é composto de branquetes, uma peça metálica aglutinado de cristais de cerâmica, o que propicia uma cor esbranquiçada, porém sem muita translucidez. Enquanto o aparelho de safira oferece mais translucidez e transparência ao branquetes.

Aparelho ortodôntico auto ligado

Existem vários tipos de tratamento ortodôntico, um deles é o uso do aparelho auto ligado.

Esse aparelho é mais discreto do que os convencionais, como mencionado a cima.

Esses tipos de tratamento ortodôntico utiliza uma presilha para se fixar ao arco ortodôntico, assim reduz o atrito entre os dentes.

Alinhadores invisíveis

Esses tipos de tratamento ortodôntico utiliza uma placa transparente para movimentar os dentes até que eles estejam alinhados e com a mordida correta.

A grande vantagem desse tratamento ortodôntico é que ele é praticamente imperceptível e é mais rápido.

Aparelho lingual

Por fim, o aparelho lingual é um dos tipos de tratamento ortodôntico que é mais discreto para corrigir e alinhar os dentes. Esse aparelho fica fixado na parte interna dos dentes e assim desenvolve uma naturalidade.

Cuidados com os tipos de aparelho ortodôntico fixo, removíveis e móveis.

Os aparelhos removíveis também são conhecidos como móveis. Esse tipo de tratamento ortodôntico pode ser retirado pelos pacientes e são indicados para reparos leves e para crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento.

Já os aparelhos fixos, são recomendados quando há a necessidade de movimentar os dentes com mais velocidade e precisão. Ele é indicado para pacientes que já possuem sua arcada dentária formada, ou seja, para adultos.

Cada tipos de tratamento ortodôntico precisa passar por um determinado cuidado.

Por isso, o aparelho fixo exige do paciente muita disciplina na hora de realizar a higienização. Após cada refeição escove bem os dentes e passe o fio dental.

Já o cuidado com o aparelho móvel é mais fácil, é possível retira-lo para higieniza-lo e para escovar os dentes e usar o fio dental sem qualquer complicação.

Por que procurar tratamento no consultório odontológico em vitória – es.

É de extrema importância que sejam feitas visitas mensais ao consultório odontológico em Vitória – ES. Uma dentre tantas especializações da Clínica Padilha envolve a ortodontia.

As técnicas de ortodontia utilizadas no consultório odontológico em Vitória – ES busca promover correções dos dentes e dos ossos maxilares que estejam posicionados de maneira inadequada.

É necessário buscar um profissional especializado em ortodontia para conseguir examinar de maneira minuciosa a sua boca, para assim te orientar sobre o melhor tratamento a ser realizado.

Não deixe que esse problema estético com os seus dentes te impeça de sorrir por conta do incômodo. 

Procure pela Clínica Padilha, uma clínica odontológica em Vitória – ES, para entender o seu caso de dentes fora da posição correta, e agende já uma avaliação para saber qual prescrição do tratamento ortodôntico é ideal para o seu caso.