Lente de Contato Dental é uma Técnica Vantajosa?
A lente de contato dental é uma peça superfina de porcelana, aplicada por cima do dente para corrigir imperfeições, tais quais fraturas, manchas, desalinhamento ou desproporção dos dentes.
As peças de lente de contato dental são muito resistentes e proporcionam uma restauração estética, que garante, inclusive, a retomada da autoestima. Sabemos que a aparência dos dentes é uma grande preocupação, afinal, o sorriso é o nosso cartão de visitas.
As pessoas que apresentam problemas dentários, na verdade, podem se sentir deprimidas e serem impedidas de sorrir. Assim, a lente de contato dental é uma das melhores formas de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.
Por isso, muitos recorrem a essa técnica de odontologia estética, por ser uma alternativa simples e eficaz. Mas ainda existe a dúvida: a lente de contato dental danifica o esmalte?
Para responder a essa pergunta, precisamos ver como funciona o processo de colocação da lente de contato dental e quais são as contraindicações da técnica.
Afinal, a lente de contato dental danifica o esmalte?
A técnica de lente de contato dental se tornou uma das favoritas quando o assunto é recuperar e corrigir a aparência dos dentes.
O método utiliza de laminados de porcelana superfinos, com cerca de 0,2 a 0,5 mm de espessura, escaneados por uma impressora 3D.
As lentes de contato dental são projetadas de maneira personalizada, de acordo com cada paciente, a fim de atender às necessidades de cada caso. Logo após, elas são coladas sobre os dentes, o que resulta num excelente aspecto estético da arcada dentária.
Uma das principais vantagens é que o procedimento é considerado minimamente invasivo. Isso significa que elas são aplicadas com pequeno, ou nenhum, desgaste nos dentes. Ou seja, quanto à dúvida sobre se a lente de contato dental danifica o esmalte, a resposta é: não!
Como funciona o procedimento?
Quando o paciente chega ao Consultório Odontológico Padilha Estética Dental em Vitória – ES, é feito um diagnóstico e um plano de tratamento. O paciente deve explicar suas expectativas, assim, o especialista avaliará as necessidades do paciente e decidirá se a técnica é a mais adequada para o caso.
A partir daí, é feito um escaneamento da face e da arcada dentária do paciente para confeccionar um mock up (“test drive” do novo sorriso). Se o paciente estiver satisfeito, pode-se iniciar a confecção da lente de contato dental, feita em 3D em nosso Laboratório de Prótese Dentária, a partir da tecnologia CEREC, ficando pronta em até 24 horas.
Na hora da aplicação, o dentista remove cerca de 1/2 milímetro de esmalte da superfície do dente. Em alguns casos, esse desgaste é tão pequeno que chega a 0,3 milímetros; já em outros, em que o paciente já possua resina, não há necessidade de realizar o desgaste. Ou seja, é mito que a lente de contato dental danifica o esmalte.
E para retirar o procedimento? A lente de contato dental danifica o esmalte?
Um outro questionamento é se é possível retirar as peças e se a lente de contato dental danifica o esmalte nesse procedimento.
É possível sim, reverter a colocação das lentes, ou até mesmo fazer a troca das lentes, caso elas fiquem envelhecidas. Se não houver nenhum tipo de desgaste na superfície, ela poderá ser removida sem desgastes ao esmalte.
Entretanto, esse processo dependerá do tipo de desgaste feito inicialmente no dente. Ou seja, às vezes, a remoção é parcial e, em alguns casos, não é possível de ser feita. Por isso, trata-se de um processo que requer muito cuidado.
Assim, é preciso ter certeza sobre a colocação da lente de contato dental. Para facilitar, o dentista explicará tudo e indicará as melhores maneiras de se realizar a técnica.
Existem contraindicações?
Como mencionamos, o dentista avaliará a condição do paciente na primeira consulta, a fim de entender se existe a necessidade da aplicação da lente de contato dental ou se a técnica é possível de ser feita.
Geralmente, pacientes que têm cáries, tártaro, canal sem tratamento adequado, gengivite, má oclusão, dentes fracos, diminuição do esmalte dental ou dentes sobrepostos não são indicados para o tratamento de lente de contato dental.
Como as lentes são ultrafinas, é preciso ainda muito cuidado com a higiene bucal e com qualquer ação que possa danificar as peças. Por exemplo, quem sofre com bruxismo tem o hábito de morder objetos, ou até mesmo roer as unhas, dessa forma, a aplicação da lente de contato dental não é recomendada.
Outros cuidados referem-se à coloração das lentes de contato dental. Deve-se evitar tomar café, chás escuros, vinhos tintos, refrigerantes e outros alimentos, inclusive cigarros, que possam escurecê-las e deixá-las opacas.
Procure o Consultório Odontológico Padilha Estética Dental em Vitória – ES para uma avaliação!