Ortopedia Funcional dos Maxilares

Sobre o Tratamento

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma das especialidades encontradas no Consultório Odontológico Padilha Estética Dental.

Com o objetivo de prevenir e tratar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, ela diagnostica distúrbios do crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, buscando o equilíbrio e harmonia da estética facial, a fim de promover o alinhamento dos dentes e solucionar problemas da articulação temporomandibular.

Para isso, utiliza de aparelhos removíveis que impeçam a ocorrência de deformações nas estruturas da boca e de todo o sistema estomatognático, estimulando o adequado dimensionamento das bases ósseas para posicionar todos os dentes nas arcadas.

De modo geral, a ortopedia funcional dos maxilares trabalha corretamente o aspecto funcional, atuando em toda a musculatura responsável pela respiração, fala, mastigação, deglutição, favorece a correção, reequilíbrio e estabilidade do sistema.

As técnicas ortopédicas funcionais aplicadas visam proporcionar condições de reverter e tratar desequilíbrios ósseos, muitas vezes evitando cirurgias desnecessárias.

Como Funciona

O tratamento é realizado por meio de aparelhos ortopédicos funcionais, em que geralmente são removíveis e exercem uma força leve na arcada dentária.

Esses aparelhos tem como principal função harmonizar o perfil facial do paciente, atuando nos ossos, músculos e dentes, de maneira que estimule as funções orais para que o próprio organismo, através uma ação dos neurônios, ative a musculatura e consequentemente ocorra uma remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais da face.

O tratamento de ortopedia funcional deve ser realizado ainda na dentição decídua (dentes de leite), por conta de ser um período de desenvolvimento da massa óssea e muscular, o que facilita a ação dos aparelhos removíveis.

Visto que, até os seis anos de idade, todo o organismo ainda está em formação e é nesse momento que algumas disfunções bucais também começam a surgir.

Portanto é a partir dessa idade que os pais devem marcar uma consulta em nosso consultório odontológico em Vitória – ES, para iniciar o período de prevenção e controle no tratamento dos desequilíbrios ósseos, musculares, dentários e articulares.

Quanto mais cedo buscar o tratamento de ortopedia funcional dos maxilares, melhores serão os resultados.

Aparelhos Ortopédicos

Reposicionadores de Mandíbula

Os aparelhos reposicionadores de mandíbula são utilizados no maxilar superior ou mandíbula e tem como funcionalidade estimular a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável.

E por isso são recomendados para casos que apresenta, disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Amortecedores de lábios e bochechas

Os amortecedores de lábios e bochechas ajudam a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.

Expansor palatino

Esse aparelho usado na ortopedia funcional dos maxilares tem como função alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de acrílico móvel que se encaixa sobre o céu da boca (pode também ser fixa no céu da boca).

A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.

Contentores móveis

​Também conhecidos como aparelhos móveis, os contentores utilizados no céu da boca são indicados a pessoas que acabaram de terminar o tratamento ortodôntico, a fim de evitar que os dentes voltem a posição desalinhada que estava.

Esse tipo de aparelho também é indicado para crianças que têm o hábito de chupar o dedo, que afeta o alinhamento dos dentes e da arcada dentária.

Sinais &
Sintomas

– Mastigação Unilateral
– Apneia do sono
– Apertar dentes
– Dores de cabeça
– Zumbido no ouvido
– Queixo saliente
– Dentes tortos
– Mordida cruzada posterior
– Dentes apinhados
– Dentes salientes ou queixo retraído
– Lábios normais que se mantém abertos
– Língua entre os dentes da frente

– Diastemas (espaço entre os dentes)
– Crescimento insuficiente da mandíbula
– Problemas/estalos na articulação (ATM)
– Dores de ouvido, dores na face ou nos maxilares
– Bruxismo (ranger de dentes durante o sono)
– Apinhamento de dentes de leite ou na troca de – dentição
– Dentes da frente que não se tocam (mordida aberta anterior)
– Dentes superiores da frente que cobrem os inferiores (sobremordida profunda)

Agende uma consulta

Telefone

(27) 3025-2005
(27) 99767-1080

Email

consulta@padilhaesteticadental.com

Funcionamento

Segunda à Sexta: 8h - 18h

Endereço

Rua José Alexandre Buaiz, 160
London Office Tower, Sala 123/124
Enseada do Suá, Vitória - ES