Sobre o Tratamento

A periodontia é uma das especialidades encontradas no Consultório Odontológico Padilha Estética Dental.

Trata-se de uma área da odontologia que visa promover a saúde do periodonto, nome dado ao tecido ósseo e gengival que dão sustentação e proteção aos dentes.

A especialidade ainda é responsável por prevenir e tratar as doenças periodontais, como gengivite e periodontite, através de técnicas de gengivoplastia e gengivectomia, além dos enxertos ósseos e gengivais.

A doença periodontal pode se apresentar de duas formas: a crônica e a agressiva. A crônica resulta-se no acúmulo de placa bacteriana, na qual o processo inicia-se pela gengivite e caso não seja tratado corretamente pode evoluir para a periodontite, resultando em destruição dos tecidos que suportam o dente, tais como o osso alveolar e o ligamento periodontal.

A periodontite agressiva já é um caso mais raro, relacionado às bactérias presentes na boca da pessoa, que acabam afetando os tecidos periodontais, ambas causam sangramento gengival, mobilidade dentária, podendo resultar na perda do dente.

Como Funciona

No tratamento de periodontia realizado em nosso consultório odontológico em Vitória – ES é feito uma remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.

A raspagem é utilizada para fazer a remoção de placas e de tártaros, ou ainda, cálculos de dente que ficam na região inferior da linha gengival.

Antes de dar início ao tratamento de periodontia, o dentista em Vitória – ES realiza uma série de exames clínicos, a fim de verificar as condições problemáticas do problema bucal.

Em situações que o tártaro esteja em maior profundidade, pode ser necessário a realização de cirurgias, que tem como objetivo expor as superfícies das raízes dos dentes para proporcionar uma melhor raspagem.

Os principais objetivos do tratamento da periodontite são reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes. Superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorrência da periodontite. Causas subjacentes às doenças e outros distúrbios possivelmente envolvidos devem ser tratados.

Sinais & Sintomas

– Mobilidade
– Retrações gengivais
– Retenções de alimento