Cuidados com implante dentário que são fundamentais

Indispensáveis. É assim que podemos definir os cuidados que devemos ter após realizar o implante dentário.

Quem perdeu um ou mais dentes certamente possui baixa autoestima e tem medo de sorrir. Mas a solução para voltar a ter um sorriso bonito e recuperar a segurança, além de ter mais qualidade de vida, pode ser encontrada por meio do implante dentário.

Há muitos benefícios ao aderir ao implante dentário, pois ele visa repor um ou mais dentes que o paciente perdeu, mas ainda existem muitos pacientes que sofrem com o medo de realizar a cirurgia, de ficar longas horas com a boca aberta, que têm receio dos cortes realizados na gengiva ou da anestesia aplicada, e acabam desistindo da ideia de ter um sorriso bonito novamente.

Um fator que muitos não sabem é que, hoje, é possível realizar o procedimento de implante dentário de uma maneira completamente mais fácil e prática, pois mudou-se a forma convencional de realizar o implante. Na clínica odontológica, em Vitória (ES), Clínica Padilha, é possível encontrar a mais nova técnica que permite que os implantes sejam instalados sem que haja cortes extensos, a cirurgia virtual guiada.

Essa cirurgia possui muitos benefícios, o principal deles pode ser definido com os cuidados com implantes após o procedimento cirúrgico, que são mais tranquilos, mas que não dispensam da parte do paciente algumas precauções necessárias para assim conseguir alcançar bons resultados.

Portanto, para conseguir ter uma boca saudável novamente e um belo sorriso, é preciso seguir algumas orientações e cuidados no pós-operatório, sendo assim continue lendo o nosso artigo, para que você descubra o que é preciso fazer para obter sucesso na execução do implante dentário.

O que é implante dentário?

Como já citado, o implante dentário tem a função de repor um ou mais dentes perdidos pelo paciente. Ele se trata de uma peça em titânio que é inserida no local do dente perdido.

Desse modo, o implante funciona como uma espécie de raiz artificial de metal desse novo dente, que é inserida dentro do osso e que acaba funcionando como uma estrutura de suporte a uma prótese, contribuindo assim com que haja uma reabilitação natural e melhora na função mastigatória e é claro na aparência estética.

Isso ocorre porque a prótese sobre implante dentário não decorre da movimentação da posição na boca, enquanto o paciente se alimenta ou fala, por conseguinte, existe o benefício de o paciente ter total segurança e conforto em realizar os seus afazeres, através de um resultado natural.

 

Cuidados pós-operatórios para quem faz implante dentário

Após realizar a cirurgia de colocação do implante dentário, é necessário realizar algumas precauções para conseguir atingir bons resultados estéticos, além de uma adequada cicatrização.

Normalmente durante as primeiras 48 horas após o procedimento, é comum haver inchaço e até mesmo algum sangramento. Quando isso ocorrer é fundamental aplicar compressas de gelo na região do lado externo, de modo que ajude a diminuir a dor e o inchaço.

Mas, em casos de o problema persistir, é fundamental entrar em contato com o seu dentista para que ele consiga te orientar adequadamente e consiga identificar a causa do problema.

Portanto, nós da clínica odontológica em Vitória (ES), Clínica Padilha, separamos algumas dicas de precauções e recomendações que devem ser seguidas após o procedimento cirúrgico de implante dentário. Confira!

Alimentação correta

O primeiro cuidado pós-operatório que se deve ter está relacionado à alimentação.

O ideal é dar preferência a alimentos que sejam pastosos, frios ou gelados, como sorvete, por exemplo.

Ao ingerir esses tipos de alimentos, você contribui para diminuir o inchaço, além de que a consistência deles não requer movimentos bruscos com a boca, de maneira que evite com que haja sangramentos.

Sendo assim, a recomendação ao se alimentar é procurar mastigar apenas do lado oposto ao que se realizou o implante dentário, outro ponto muito importante que é imprescindível saber é que não se deve consumir bebida alcoólica durante o processo de cicatrização.

Medicamentos

Após o procedimento cirúrgico do implante dentário, ao voltar para casa o paciente terá uma lista de medicamentos que devem ser ingeridos.

Esses remédios, prescritos pelo implantodontista, têm a função de aliviar a dor e a inflamação do local. São medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, e devem ser ingeridos rigorosamente nos devidos horários para que não ocorra qualquer dano ou prejuízo que possa comprometer o sucesso do implante dentário.

Faça uma adequada higienização

Outro ponto fundamental que se deve ter total atenção e cuidados com implantes no pós-operatório tem a ver com a higienização bucal.

Muitos pacientes ficam com um certo receio e preocupados com a forma que irão realizar a higienização bucal após o procedimento cirúrgico, por isso é indicado que ocorra uma limpeza mais suave, utilizando gaze embebida de soro fisiológico e evitar qualquer realização de bochecho com enxaguante bucal.

Já no restante da cavidade bucal, é indicado que a limpeza seja realizada normalmente com a utilização de escova de dentes com cerdas macias e movimentos mais suaves.

Seguindo essas recomendações, você terá um pós-operatório com menos incômodos.

Não se esqueça das visitas regulares ao implantodontista

Agora que você já sabe sobre os principais cuidados com implantes pós cirurgia, é fundamental se atentar ao acompanhamento que deve ser realizado junto com o seu dentista na clínica odontológica em Vitória (ES).

É indispensável realizar visitas regulares ao profissional que foi responsável pelo tratamento, pois ele é o especialista mais indicado para te recomendar os cuidados preventivos que devem ser realizados.

Portanto, procure fazer check-ups no dentista a cada seis meses, assim será possível que o implantodontista consiga avaliar a condição do seu implante dentário e da sua saúde bucal como um todo.