Entenda a causa dos dentes pequenos

Quando falamos de beleza, o sorriso é um dos principais fatores que influenciam na autoestima. E os dentes pequenos podem trazer incômodos além do estético, por isso é ideal tratá-los.

Dentes pequenos podem ser uma desproporção entre os dentes e a gengiva, causada por um excesso do crescimento ósseo ou gengival, lábios pequenos ou falta de desenvolvimento da coroa dentária. Muitos dos casos são naturais, de influência genética, e o dente não cresce de acordo com o tamanho da boca.

Desse modo, o sorriso fica um pouco comprometido, devido ao encaixe desproporcional dos dentes. Isso pode causar mais do que desconforto com a aparência, mas também problemas para mastigar de forma correta. Basicamente, nessas condições, os dentes ficam mais curtos em relação ao resto da boca ou desiguais entre si. Em casos extremos, os dentes pequenos podem ter sido causados por fatores externos como acidentes, infecções dentárias, bruxismo (que causa desgaste no dente), entre outros.

Quais os tipos de tratamentos que amenizam o problema de dentes pequenos

Existem alguns tratamentos mais comuns, contudo, sempre irá depender de cada caso em particular.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são peças finas protéticas utilizadas para recriar a aparência natural dos dentes, deixando-os maiores e simétricos.

É uma técnica que corrige os problemas de dentes pequenos, dentes com formatos diferentes, espaços entre os dentes (conhecido como diastema), reabilitação dentária, faturações por fatores externos ou problemas de restaurações antigas. Além disso, também é usada em outros casos específicos, como alteração na cor dos dentes quando o clareamento dentário convencional não funciona. As facetas de porcelana alteram o sorriso rapidamente e requerem pouco desgaste do esmalte.

Lentes de contato dentais:

Para cuidar da desproporção entre dentes e gengiva é recomendada a aplicação de lentes de contato dental. Dessa forma, o tamanho dos dentes é aumentado e são corrigidos problemas, não apenas de dentes pequenos, mas de danos causados por bruxismo. É uma alternativa que possui espessura mais fina que as facetas de porcelana, medindo entre 0,2 e 0,5 mm, deixando os dentes mais brancos e o resultado é . Porém, por ser muito fina, é necessário um desgaste maior do esmalte do dente. Consulte uma clínica odontológica para se informar sobre a colocação de lente de contato dental em Vitória – ES para tratamento dos dentes pequenos.

Gengivoplastia:

Esse é um procedimento a parte, pois requer cirurgia. Muitas vezes, o problema não está no dente em si, mas na gengiva, que, devido a um crescimento excessivo, acaba se sobrepondo, causando dentes pequenos. Nesse tratamento, retira-se o excesso do tecido gengival. Apesar de ser feito de forma cirúrgica, é muito simples e a recuperação é rápida. Converse um dentista em Vitória – ES para entender se esse é seu caso.

Consultório Odontológico em Vitória – ES

Como mencionado, esses procedimentos para correção dos dentes pequenos são definitivos, portanto, é necessário buscar um profissional qualificado que irá examinar forma minuciosa e designar qual é a solução indicada, as contraindicações e orientá-lo para o tratamento.

Sendo assim, procure conversar com um dentista em Vitória – ES para entender seu caso de dentes pequenos, fazer exames clínicos, tratamentos de saúde bucal, como cáries e gengivite, se necessário, e todos os passos para a pré-operação. Ao fazer qualquer procedimento dentário, deve-se fazer a higiene bucal corretamente, escovar os dentes diariamente, usar fio dental, e no caso das facetas, evitar alimentos que podem causar manchas, como café. Além de visitar o dentista regularmente.

Onde colocar facetas de porcelana ou lente de contato dental em Vitória – ES?

Agora que foi possível entender melhor do que se tratam os dentes pequenos e quais as maneiras de tratá-lo, contate a Clínica Padilha – Consultório Odontológico em Vitória – ES para fazer uma consulta e descobrir o diagnostico do seu caso, bem como o tipo de faceta ou e a necessidade ou não de colocá-la. De uma forma simples, você garante um lindo sorriso e um aumento de autoestima e confiança.