Dentista Explica: É Normal Sentir Dores no Maxilar ao Mastigar?

Por acaso, já ocorreu com você de, ao mastigar algum alimento, sentir dores no maxilar?
Mais comum do que possa parecer, muitos pacientes vêm até a Clínica Padilha, clínica em Vitória – ES, procurando apoio de um dentista para lidar com essa situação.

Contudo, embora seja comum que muitas pessoas precisem ir ao dentista para acabar com as dores no maxilar, esse tipo de incômodo não é nem um pouco normal.

As causas são variadas, mas antes de irmos a elas, é necessário entender o que é o maxilar e como se diferencia da mandíbula, por exemplo.

Maxilar é o nome dado, pelo dentista especialista em ortodontia, para toda a composição esquelética que se localiza na área frontal do crânio, compondo, também, uma parte do palato, a placa óssea do céu da boca, a órbita ocular e a cavidade nasal.

Já a mandíbula, também chamada de maxilar inferior, é a estrutura do maxilar que fica localizada na parte inferior do osso facial, a parte que normalmente mexemos para mastigar, sabe?

Uma vez que a estrutura do maxilar é feita para realizarmos atividades corriqueiras, como a fala, a mastigação e demais movimentos da boca, tal como o bocejo, o dentista reforça que não é normal que alguém sinta dores nessa região.

Porém, isso acontece e, como já dissemos anteriormente, as causas podem ser várias, dependendo dos hábitos da pessoa e, também, de seus cuidados com sua saúde bucal, como a quantidade de vezes que visita um dentista por ano.

Se você tem dúvidas sobre a importância de visitar frequentemente seu dentista, recomendamos ler nosso artigo sobre esse hábito e seus benefícios!

Agora, se pretende continuar lendo sobre as possíveis causas para as dores no maxilar ao mastigar, se atente ao próximo tópico que nós, da Clínica Padilha de Ortodontia, organizamos.

Conheça Quais São as Causas Para Dores no Maxilar Com o Dentista no Espírito Santo
Para entender as causas das dores no maxilar ao mastigar, é fundamental ir ao dentista e começar o tratamento, a fim de sanar o problema.

Muitas pessoas pensam que esse tipo de dor está relacionado aos dentes, contudo, esse nem sempre é o fator causador do problema.

Como existem outras situações que podem influenciar, para fins educativos e sem a intenção de substituir a visita ao dentista no Espírito Santo, reunimos aqui as causas mais comuns para esse tipo de dor. Confira:

1. Disfunção Temporomandibular

Esse distúrbio, de acordo com o dentista, atinge a articulação temporomandibular (ATM), responsável pela função de abrir e fechar a boca, uma vez que segura a mandíbula presa aos ossos temporais do crânio.

É possível desenvolver a disfunção por inúmeros motivos, desde lesões por acidentes a hábitos pessoais, como mascar chicletes com frequência. Ainda, os pacientes que a possuem sofrem com dores e estalos, tanto ao mastigar, quanto ao abrir a boca para outras ações.

2. Bruxismo

Bastante comum, o bruxismo se caracteriza pelo hábito de ranger ou “apertar” os dentes, principalmente, durante o sono e pode ser solucionado com a ajuda de seu dentista de confiança.

O dentista aponta que o problema em relação a esse distúrbio é que, além de trazer episódios de dor em estruturas como o maxilar, ele atua desgastando e amolecendo os dentes e, nos casos com maior severidade, comprometendo toda a parte óssea da boca, o tecido gengival e a ATM.

3. Mordida Cruzada

A mordida cruzada é um caso de oclusão dental que pode ser tratado pelo dentista especializado em ortodontia.

Aqueles que possuem mordida cruzada, não conseguem fechar a boca corretamente, pois seus maxilares e dentes não encaixam de forma adequada.

Conforme explica o dentista, outra estrutura impactada é a já mencionada articulação temporomandibular, que sofre movimentações incorretas, gerando dores no maxilar.

4. Sinusite

Caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, as cavidades ósseas que se comunicam com o nariz, a sinusite também pode causar episódios de dor no maxilar inferior, por conta das infecções de ouvidos.

5. Osteomielite

Embora a osteomielite seja uma inflamação óssea comum nas pernas, nos braços e na coluna, existe a possibilidade de que ela se espalhe para outras regiões do corpo do paciente através de sua corrente sanguínea, inclusive para os ossos maxilares.

Nesses casos, de acordo com o dentista, os pacientes passam por episódios de dores intensas.

6. Outras Infecções, Como os Abcessos

Como foi possível perceber até aqui, as infecções são grandes causadoras das dores no maxilar.

Um outro exemplo delas dado pelo dentista é o abscesso dentário, uma infecção bacteriana que ocorre na dentição, gerando um acúmulo de pus no interior dos dentes.

Sua consequência, conforme explica o dentista, é uma dor intensa, tanto nos dentes, quanto nos ossos bucais, inclusive o maxilar.

Além desses, o dentista no Espírito Santo também aponta outros possíveis motivos que desencadeiam dores no maxilar ao mastigar, como tensão, estresse, problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, má oclusão dentária e hábitos problemáticos, tais como morder objetos duros e roer unhas.

Dentista no Espírito Santo é na Clínica Padilha! Conheça Nossa Clínica e Equipe de Ortodontia
Se você está procurando dentista no Espírito Santo, a Clínica Padilha é o lugar certo para você.

Além de um espaço moderno e com equipamentos de última tecnologia, nosso dentista no Espírito Santo é especializado em reabilitação oral!

Seja em casos de dores no maxilar, seja em casos de dentística restauradora, não importa: nossa equipe de dentista no Espírito Santo está pronta para oferecer atendimento de excelência, do jeito que você merece!

Acesse o site de nosso dentista no Espírito Santo e se surpreenda com nossas soluções.
Para agendar uma consulta em nossa clínica de dentista, entre em contato através do WhatsApp.