Gengivoplastia e Gengivectomia: saiba mais sobre essas técnicas

O artigo de hoje vai falar sobre gengivoplastia e a gengivectomia, como esses tratamentos estéticos se diferenciam, bem como sobre dentista em Vitória – ES.

Gengivoplastia e gengivectomia são duas técnicas de cirurgia plástica gengival que servem para nivelar e alinhar o sorriso. Podem significar coisas diferentes, por isso fizemos esse artigo a fim de tirar quaisquer dúvidas sobre estes procedimentos.

Assimetria facial é algo que afeta muitas pessoas. Diferenças na altura e alinhamento de órgãos que temos em dupla, descentralização do nariz, são alguns dos problemas que muitos podem enfrentar. Quando analisamos o sorriso, problemas como gengiva sobre os dentes é algo que pode acontecer.

A harmonia facial é mais importante do que o alinhamento e nivelamento de dentes e gengivas, podendo até mesmo causar estranhamento. Contudo, os procedimentos de gengivoplastia e gengivectomia existem para que o sorriso seja o mais bonito possível, sem causar estranhamento; alinhado e bonito.

Gengivoplastia e gengivectomia

O nivelamento e alinhamento das gengivas fazem parte das técnicas de cirurgias plásticas em gengivas. Entre elas, a gengivoplastia e a gengivectomia são as mais simples para acompanhar restaurações dentárias, próteses fixas, facetas de porcelana e lentes de contato dental. Mas é necessário saber a diferença entre elas para que o resultado seja de acordo com as expectativas do paciente.

Para alguns dentistas, a gengivoplastia e a gengivectomia são recortes na gengiva feitas da mesma forma, com a diferença que a gengivoplastia tem finalidade estética e a gengivectomia é feita em casos em que houve algum problema bucal que decorreu o crescimento da gengiva sobre os dentes, como a periodontite. Para outros, a diferença está na remoção de osso adicional localizado sob a gengiva.

As indicações de gengivoplastia e gengivectomia são quase idênticas. As indicações da cirurgia plástica nas técnicas gengivoplastia e gengivectomia são mais importantes do que as diferenças cirúrgicas entre elas. E, de fato, uma ampla gama de situações são beneficiadas pelo nivelamento e alinhamento de gengivas, harmonizando ainda mais os resultados estéticos de diversos procedimentos odontológicos até mesmo do dia-a-dia clínico do dentista.

Vejamos alguns exemplos de procedimentos dentários otimizados pelas cirurgias plásticas gengivais: restaurações dentárias; prótese dentária fixa; lentes de contato dental e facetas laminadas; correção do sorriso gengival alto; eliminação de bolsas periodontais e, por fim, harmonização do sorriso.

Sorriso gengival

É a exposição exagerada de gengivas ao sorrir. É mais comum em mulheres e impacta diretamente na autoestima quando o problema é severo. Nesse caso, a gengivectomia é o procedimento escolhido para resolver a situação.

Suas causas são diversas, sendo que a erupção alterada dos dentes, crescimento exagerado do osso maxilar ou hipermobilidade dos lábios são as mais comuns. O diagnóstico do problema é imprescindível para que o prognóstico seja o mais acertado possível. As alternativas terapêuticas vão além da gengivectomia, onde podem acontecer contenção cirúrgica labial ou cirurgias ortognáticas, tratamentos mais severos que podem ser necessários.

Bolsas periodontais

A progressão da perda do osso que envolve dentes é resultado da periodontite, uma doença infecciosa das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana junto e internamente às gengivas. Como resultado perda óssea progressiva, ou até mesmo do tratamento para remover as bactérias presentes na placa e tártaro, pode haver o aparecimento de bolsas periodontais, uma gengiva sem suporte ósseo.

Em alguns casos, a bolsa periodontal pode dificultar a higienização das gengivas, se tornando outra infecção periodontal. Nestes casos, a gengivoplastia é necessária para reconstruir a anatomia de forma compatível a saúde e prevenção.

Dentista em Vitória – ES

Vindo de um histórico familiar na área da odontologia Dr. Victor Padilha de Menezes ingressou no ramo em 1998 como técnico em prótese dentária e atua na área já mais de 10 anos sendo pioneiro na tecnologia Cad-cam no Estado do Espirito Santo.


Com formação nacional e experiências internacionais, possui um vasto conhecimento na área da odontologia, tendo como principal foco a reabilitação oral, na qual utiliza da mais alta tecnologia para garantir resultados mais rápidos e eficazes aos seus pacientes.


O Dr. Victor Padilha, Especialista e Mestre em Prótese Dentaria oferece aos seus pacientes o que o que há de melhor e mais moderno em seu consultório odontológico em Vitória – ES por meio de um atendimento totalmente especializado.

– Professor e Coordenador do Curso de Estética Dental ABO – ES
– Técnico em Prótese Dentária
– Especialista em Implantes Dentários
– Especialista em implantes dentários sem corte guiados por computador
– Usuário Full Time Sistema Cad-Cam
– Usuário 3Shape Digital Dentistry