O que é ortopedia funcional doa maxilares

Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que visa corrigir problemas de desequilíbrios musculares, ósseos, de funcionamento da maxila e da mandíbula e de alinhamento dos dentes. Ela promove o crescimento e desenvolvimento dos dentes e dos ossos da face, remodelando e redirecionando-os.

As causas desse desequilíbrio são normalmente o uso inadequado de chupeta e mamadeira, ou até mesmo sucção dos dedos, respiração pela boca, mastigação incorreta, queixo saliente ou para dentro, dentes tortos, mordida cruzada, falta de espaço para o nascimento dos dentes, entre outros.

Por se tratar da correção de um mau posicionamento dentário, essa especialidade pode ser confundida com a ortodontia. Entretanto, a ortodontia trata apenas do alinhamento dos dentes, atuando diretamente nas bases ósseas. A ortopedia funcional dos maxilares, por sua vez, interfere diretamente na estrutura óssea. Entenderemos melhor como tratar com um dentista em Vitória – ES.

Como funciona o tratamento de ortopedia funcional dos maxilares

O tratamento da ortopedia funcional dos maxilares é feito com a utilização de aparelhos ortodônticos, de preferência a partir da infância. Com o auxílio de um aparelho removível, uma força é produzida pelo próprio sistema corporal, promovendo mudanças passivas através de estímulos nos nervos sensoriais da boca, causando uma remodelação das estruturas ósseas e musculares.

Esses aparelhos são feitos especialmente para a ortopedia funcional dos maxilares e consistem em placas acrílicas e fios metálicos, e ficam soltos na boca justamente para estimular as funções orais, a movimentação óssea, correção da mordida, musculatura da bochecha e posição da língua, e atuam na parte de cima e de baixo da boca (maxila e mandíbula).

Existem dezenas de modelos diferentes de aparelhos usados na ortopedia funcional dos maxilares, nos quais cada um atua de uma forma distinta e para casos específicos no tratamento da má oclusão (relação entre maxila e mandíbula). Entre eles podemos citar o bionator de Balters, aparelho de Frankel, Klammt, SN, Planas, Bimler, os aparelhos SN, twin block, etc. Um dentista em Vitória – ES irá indicar o melhor para cada caso.

São confortáveis de usar e muito simples, e o mais importante é que os resultados são rápidos, dependendo da gravidade. E claro, deve-se sempre estar sempre atento a higiene bucal desses aparelhos. Em alguns casos da ortopedia funcional dos maxilares pode ser necessária a utilização da aparelhos fixos, dependendo da gravidade ou até mesmo da fase do tratamento, para o sucesso do resultado. No entanto, este não é intuito do procedimento.

Qual a importância de de iniciar o tratamento na infância

A ortopedia funcional dos maxilares é recomendada para crianças que apresentam alterações na mandíbula e na maxila, causando desequilíbrio no crescimento facial. O diagnóstico feito na infância evita que sejam necessários aparelhos fixos no futuro ou até mesmo extração de dentes ou cirurgias.

A partir dos três anos a criança já tem os dentes de leite completos, portanto já é possível verificar se o desenvolvimento está acontecendo normalmente. Nessa fase, o tratamento com ortopedia funcional dos maxilares é mais fácil, pois o osso é que está prejudicando a progressão. Assim, são feitos apenas alguns ajustes oclusais, uso de pistas planas (resina nos dentes) e aparelhos móveis. Por isso é necessário procurar acompanhamento de um dentista em Vitória – ES desde cedo para diagnóstico da ortopedia funcional dos maxilares.

Prevenção do crescimento dos dentes tortos ou fora do lugar, a influência na mastigação correta, cuidado de distúrbios que podem acarretar dores de cabeça, de ouvido, ao abrir a boca ou ao mastigar, estão entre os benefícios da ortopedia funcional dos maxilares, além do possível agravamento da situação mais tarde, criando uma complexidade em fases mais avançadas da vida.

Contudo, a ortopedia funcional dos maxilares também pode beneficiar os adultos em casos relacionados à musculatura e postura mandibular. Nesse caso, o tratamento acaba sendo um pouco diferente e requer mais tempo, já que o crescimento da estrutura facial já está completo.

Pacientes adultos podem procurar uma clínica odontológica em Vitória – ES especializada em Ortopedia Funcional dos Maxilares para tratar problemas como buxismo, briquismo, dor ou barulho ao abrir a boca e mastigar, apneia do sono, dor de ouvido, dor de cabeça, mordida cruzada, lábios abertos, posição errada da língua ou do queixo, entre outros.

Por que procurar um dentista em Vitória – ES para tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares?

É de extrema importância que sejam feitas consultas com um dentista em Vitória – ES especializado, a fim de evitar diagnósticos incorretos que irão agravar a situação e para garantir acompanhamento e avaliações contínuas. Desse modo, procure a Clínica Padilha, uma clínica odontológica em Vitória – ES, para uma avaliação e prescrição do tratamento ideal.