Conheça a Sedação Médica e Quais Os Tipos Existentes


É muito comum atendermos pessoas que possuem fobia de se consultar com dentistas ou de realizar tratamentos odontológicos, seja por ansiedade ou medo, seja por experiências traumáticas anteriores.

Justamente para lidar com esse tipo de ocorrência é que na odontologia, atualmente, existe a possibilidade de realização dos tratamentos com a sedação médica, necessária para acalmar o paciente e facilitar a cirurgia, principalmente os procedimentos cirúrgicos de Implantodontia.

No mercado existem diversos tipos de sedação médica que podem ser aplicadas na odontologia e nós explicaremos um pouco sobre cada uma delas para que você fique por dentro do assunto.

As técnicas anestésicas mais relevantes para os profissionais da odontologia são a anestesia local, também chamada de infiltrativa ou bloqueio de ramo nervoso, a analgesia por óxido nitroso, a sedação médica geral e, por fim, a sedação médica via oral ou endovenosa.

Dedicaremos o próximo capítulo inteiro para a última, já que é ela a mais recomendada e utilizada pelos dentistas em Vitória – ES da Clínica Padilha. Agora vamos à explicação de cada uma das outras três sedações médicas utilizadas nas clínicas de odontologia, confira a seguir:

1. Anestesia Local ou Infiltrativa


Essa é a mais simples de todas as apresentadas neste artigo de odontologia e, consequentemente, a mais comum entre os dentistas em Vitória – ES. Consiste na aplicação de um anestésico local na região em que o procedimento será realizado, assim, as terminações nervosas na região são atingidas, bloqueando o impulso nervoso responsável pela sensibilidade dolorosa.

Podendo ser aplicada por via tópica ou injetável, a anestesia local não compromete o nível de consciência do paciente, que permanece acordado durante o procedimento. Na prática, o dentista apenas anestesia a parte da boca que passará pela cirurgia injetando um medicamento na gengiva ou na bochecha do paciente.

2. Analgesia por Óxido Nitroso


Esse tipo de sedação médica é realizada com a utilização de uma mistura de oxigênio com óxido nitroso (o gás do riso), responsável pela liberação de endorfina que, sendo um hormônio endógeno, da mesma maneira que a morfina, tem efeito analgésico.

Para obter o efeito desejado, o paciente precisa respirar constantemente na máscara de onde sai o gás, o ideal é respirar somente pelo nariz durante pelo menos 3 minutos. Pode ser indicada para pacientes que sejam portadores de doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares, hepáticas, convulsivas e epilepsias, alergias, gestantes, diabéticos ou que tenham ânsias de vômito.

3. Sedação Médica Geral


Diferente dos tipos já citados e da sedação médica via oral ou endovenosa, a sedação médica geral deve obrigatoriamente acontecer em centros cirúrgicos em um hospital ou clínica preparado para isso. Sendo a mesma sedação médica utilizada para cirurgias em outras regiões do corpo, nesse caso, o paciente não sente dor e permanece inconsciente e imóvel.

Agora, dedicaremos a segunda parte desse artigo para explicar a sedação médica endovenosa, utilizada na Clínica Padilha de odontologia.

“Cirurgia Dormindo”: Por Que Optar pela Sedação Médica no Consultório de Odontologia?


Conforme já mencionamos, além das três anestesias explicadas acima, existe a sedação médica venosa, aquela que possibilita que o paciente esteja “dormindo” enquanto o procedimento de odontologia é feito.

Assim, é possível que pacientes ansiosos ou que possuem alguma fobia, fiquem mais relaxados e passem por menos situações de estresse antes, durante e depois do procedimento odontológico.

Para realizar esse tipo de sedação médica, é necessário que o dentista em Vitória – ES tenha uma formação acadêmica específica e aqui, na Clínica Padilha, nós contamos com profissionais da odontologia e anestesistas preparados para te atender!

Em relação ao procedimento da sedação médica venosa em si, basicamente, o anestesista aplica uma medicação diretamente na veia do paciente e, somente depois que esse dormir, o dentista inicia o tratamento odontológico. Dessa maneira, o médico responsável acompanha toda a cirurgia, garantindo mais conforto e bem estar ao paciente!

Ainda que a sedação médica endovenosa possa ser aplicada para qualquer procedimento de odontologia, do mais simples ao mais complexo, é recomendada para os casos de implantodontia, reabilitação oral, odontologia estética, confecção de facetas, endodontia, cirurgia de extração de siso, entre outros.

Vale ressaltar que a sedação médica venosa é extremamente segura, pois não inibe nenhuma função do corpo, sendo, inclusive necessária a aplicação da anestesia local para que o paciente não sinta dor mesmo dormindo.

Além disso, durante todo o procedimento de odontologia, o médico anestesista faz o acompanhamento do paciente, monitorando suas funções vitais e verificando, por exemplo, a pressão arterial, sua frequência cardíaca e a oxigenação do sangue.

Outra grande diferença da sedação médica realizada pela Clínica Padilha é que qualquer paciente pode ser submetido à “cirurgia dormindo”, incluindo pessoas cardíacas, hipertensas ou diabéticas, basta apenas que estejam medicadas ou com a diabetes controlada.

Tenha Mais Conforto e Segurança Com a Clínica Padilha


Se você procura dentista em Vitória – ES, mas possui algum tipo de medo ou desconforto, a Clínica Padilha é a melhor opção!

Realizamos procedimentos de odontologia com a tecnologia da sedação médica endovenosa para oferecer o melhor e mais confortável tratamento para você. Acesse nosso site ou entre em contato através do WhatsApp para agendar uma consulta!