O Que é Sensibilidade Dentária?

Você já sentiu os dentes sensíveis? Talvez depois de comer algo ou após a escovação? A sensibilidade dentária é uma condição que afeta muitas pessoas e, para algumas delas, pode ser algo que faz parte da rotina. A Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES, explica melhor o que é a sensibilidade dentária, quais são as causas e os tratamentos mais indicados para você!

Primeiramente, esclarecemos que a sensibilidade dentária é uma sensação que tem origem com a exposição da dentina (uma parte do dente que recobre o nervo). Essa exposição acontece por causa da perda do esmalte ou uma retração da gengiva. Assim, o dente está mais exposto para mudanças de temperatura ou certos alimentos que podem ser mais agressivos de certa forma, como ácidos e doces, causando uma hipersensibilidade. A dor gerada costuma ser temporária e passar em pouco tempo, mas no momento em que está acontecendo ela pode ser bem intensa. 

O que acontece é o seguinte: a dentina possui diversos poros e tubos microscópicos, que ligam a parte externa até a gengiva. No momento em que a dentina está exposta, esses túbulos sofrem estímulo das mudanças que afetam o dente, como temperatura e alimentos específicos.

Ao examinar os seus dentes, o dentista saberá determinar de forma mais precisa qual é a causa da sensibilidade dentária, e aqui na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES, você tem acesso a esse cuidado! O dentista observa os sinais de exposição da dentina e pode realizar testes para descobrir o que está causando a sensibilidade dentária. Os dentes sensíveis podem ser uma consequência de cáries também, como vamos detalhar mais adiante. 

Além disso, os dentes sensíveis geram um incômodo, e pode afetar significativamente a vida das pessoas, principalmente quando se torna algo rotineiro. Muitas pessoas chegam a evitar alguns tipos de alimento para evitar o incômodo da sensibilidade dentária. Esse incômodo pode ocorrer ao ingerir bebidas geladas ou quentes, comidas doces ou ácidas.

Assim, a sensibilidade dentária pode ser originária de cárie, doenças gengivais, desgaste do esmalte do dente, abrasão, erosão, retração da gengiva, entre outros. Por isso é tão importante passar por uma avaliação com um profissional qualificado na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES. Saber a causa da sensibilidade dentária é o primeiro passo para tratar os dentes sensíveis. Continue a leitura que vamos detalhar melhor essas causas e possíveis tratamentos para você.

sensibilidade-dentaria

Dentes Sensíveis: Entenda as Causas e Tratamentos

Como saber se você tem dentes sensíveis?

A sensibilidade dentária acontece quando há uma sensação de incômodo ou dor logo após tomar bebidas ou comer comidas quentes, frias, doces, ácidas e azedas. Você sabia que pode afetar um em cada quatro adultos? Não com a mesma intensidade, mas a maioria das pessoas já sentiram essa sensação algumas vezes na vida. 

Outra forma que a sensibilidade dentária pode aparecer é como uma dor no momento da escovação dos dentes ou uma dor ao inspirar o ar frio. Sim, pode ser causada pelo ar. Os dentes sensíveis podem ser uma condição gerada por cárie, e nesses casos pode ser necessário fazer uma restauração do dente. Procure sempre um profissional qualificado para esse tipo de tratamento! Que você encontra na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES. O dentista vai realizar a profilaxia completa e resolver o problema.

dentes-sensiveis

Entretanto, a causa mais comum da sensibilidade dentária é a exposição da dentina. Nesses casos, reduzir a sensibilidade dentária requer diversos procedimentos, alguns a serem feitos no consultório e outros em casa. Como os dentes sensíveis é uma condição que pode gerar muito desconforto, confira como o tratamento é realizado nesses casos:

Procedimentos em consultório

  • Aplicar verniz de flúor em áreas expostas, mineralizando o esmalte e a dentina
  • Aplicar espuma ou gel de flúor utilizando moldes bucais
  • Aplicar agente fixador, de forma a impermeabilizar a superfície da dentina
  • Aplicar laser terapêutico. 

Todos esses tratamentos são oferecidos para você na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES, e ajudam no alívio da sensibilidade dentária! Confira alguns procedimentos que podem ser feitos em casa para auxiliar nesse tratamento:

Procedimentos em casa:

  • Utilizar escova de cerdas macias
  • Escovar corretamente, mas sem exagero e sem forçar demais
  • Usar creme dental indicado para o tratamento de dentes sensíveis e com alta concentração de flúor

Lembre-se: existem muitos tratamentos possíveis, e o seu dentista irá orientá-lo acerca dos melhores tratamentos para o seu tipo de sensibilidade dentária, bem como as formas de continuar o tratamento em casa. O importante é contar com bons profissionais que consigam te orientar nesse tratamento! Não tente diagnosticar o problema sozinho ou começar tratamentos por conta própria, pois existem riscos. Além disso, a sensibilidade pode ser indicativo de algum outro problema em andamento, como o caso da cárie, então, é muito importante que o dentista faça essa avaliação e indique a melhor forma de proceder para resolver seu problema. 

Outra possível causa da sensibilidade dentária é o bruxismo, conhecido como o hábito de ranger os dentes, muitas vezes durante o sono, de forma involuntária. O bruxismo gera um apertamento dos dentes e eles sofrem um desgaste do esmalte e, consequentemente, gera a exposição da dentina. Isso ocorre por causa do hábito de ranger os dentes. Nesses casos é importante também fazer um tratamento específico para o bruxismo, e não apenas para a sensibilidade dentária, para evitar que a condição continue acontecendo. 

Você sabia que o clareamento dental também pode ser uma das causas dos dentes sensíveis? Isso ocorre pois o produto utilizado no branqueamento penetra a dentina e a polpa do dente, podendo gerar uma inflamação ou sensibilidade temporária. Outra situação comum entre as causas da sensibilidade dentária é após realizar um tratamento de restauração nos dentes, o que é muito comum. Quando a restauração precisa ser mais profunda, nos primeiros dias após o tratamento você pode sentir sensibilidade dentária no momento da mastigação ou no frio, mas isso desaparece após alguns dias. Fique atento, se um dente em que foi feita a restauração está doendo constantemente é necessário procurar seu dentista e avaliar o que pode estar causando essa dor. 

Para todos os casos, ficam as dicas básicas de cuidado com os dentes: tenha sempre uma boa higiene bucal e faça as consultas regulares na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES, assim você consegue evitar diversos problemas relacionados com a sensibilidade dentária.

clinica-padilha

A Clínica Padilha Tem Profissionais Especializados Para Atender Você!

Agora que você já sabe as causas e os possíveis tratamentos para a sensibilidade dentária, agende sua consulta na Clínica Padilha, clínica odontológica em Vitória – ES! Temos profissionais especializados para atender você e fazer uma avaliação detalhada, indicando as possíveis causas e os melhores tratamentos para o seu caso específico. Entre em contato conosco!